ASOCIACIÓN LATINA PARA EL ANÁLISIS DE LOS SISTEMAS DE SALUD

Implantação da Gestão por Procesos en Hospitais e Centros de Atenção Primária

20/04/2012

Lugar: FQS (Fundación Centro Regional de Calidad y Acreditación Sanitaria de Castilla y León). Edificio de Soluciones Empresariales de la Junta de Castilla y León, Valladolid, España.

Organizadores: Manuel Ferreira Recio, Maribel García Megido, Sergio Sahuquillo Bartolomé. Fundación Centro Regional de Calidad y Acreditación Sanitaria de Castilla y León Valladolid.   (www.fqscyl.es)

Participação: Os participantes devem  enviar um resumo ou proposta antes de 25 de Fevereiro  de   2012. A proposta deve incluir:

  • breve descrição do hospital ou centro de assistência
  • situação inicial e descição da experiência
  • beneficios conseguidos
  • problemas surgidos
Problemática
A Gestão por Procesos constitui a base/núcleo dos principais Modelos de Gestão de Qualidade, siendo uma ferraminta fundamental para Melhoria Continua em qualquer  tipo de organização. É nessa instancia que a adequada integração do conhecimento e do apoio organizacional necessário permite orientar os esforços de nossas organizações sanitárias na direção do cliente, externo e interno, e ao alcance de objetivos de aprimoramento da eficiencia.
Cada vez com maior frequencia, as organizações de Saúde orientadas para esta melhoria  aderem a este enfoque.  Muitas delas, no entanto, apesar de se encaminharem na direção correta (planiejamento estratégico, desenho do mapa de processos), encontram grandes dificuldades em conseguir implantá-las no local onde ocorrem as ações de prestação de serviços.
Objetivo
O presente seminário pretende aprofundar a questão das dificuldades que aparecem   no momento da implantação da Gestão por procesos. Também tem a intenção de partilhar as soluções encontradas por diferentes organizações de Saúde no sentido de ter sucesso na sua operacionalização.
O debate será sobre  experências e soluções reais  ocorridas em centros assistenciais na Gestão de procesos e sua otimização.  Pretende-se terminar o evento com a elaboração de um possível desenho de um mapa consensual para facilitar a implantação e reducir os problemas que venham a surgir.

Os seminários ALASS
Os seminários oferecem a cerca de trinta pessoas e às instituições patrocinadoras da ALASS a possibilidade de partilharem suas experiências a respeito das diferentes áreas de interesse da Associação . Os custos de transporte, alojamento e alimentação são por conta dos participantes, mas a inscrição é gratuita. Caso haja lugares disponíveis, eles são abertos para não sócios, em troca de uma filiação à ALASS por um ano.