ASOCIACIÓN LATINA PARA EL ANÁLISIS DE LOS SISTEMAS DE SALUD

Magda Scherer – Coordinadora de projeto internacional

Brasil 19 June, 2017
Catégories: Destacada | Nouvelles

Professora da FS é indicada para coordenar projeto de internacionalização entre países da América do Sul, Europa e África

Acordos entre UnB e Universidades da Argélia e França possibilitam campus para mobilidade de professores e alunos.

A professora Magda Scherer, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Saúde Pública do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Nesp/Ceam/UnB) – nomeada pela diretora da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB), Maria Fátima de Sousa, como representante  e responsável pela coordenação dos processos de internacionalização da Faculdade –, tem viabilizado projetos de cooperação entre a UnB e Universidades da Europa e da África com ênfase em pesquisas desenvolvidas no âmbito da Saúde, possibilitando campus para mobilidade de professores e alunos.

Outro ponto destacado pela professora sobre o processo de internacionalização da FS/UnB foi a realização em 2016 do Congresso da Associação Latina para Análise de Sistemas de Saúde, da qual ela é vice-presidente, bem como os eventos a serem realizados em 2017 e 2018. Destaca-se o Congresso da Sociedade Internacional de Ergologia (SIE), que em 2018 será sediado pela primeira vez no Brasil, na UnB, em cooperação com a Fiocruz de Brasília. Em breve, com o apoio do Centeias, será realizado um diagnóstico dos projetos e parcerias internacionais desenvolvidos no âmbito da Faculdade de Ciências da Saúde, objetivando a construção de medidas de fortalecimento das ações.

Eventos Internacionais 2017

Em setembro de 2017, a Bélgica, sediará o  XXVIII Congresso da Associação Latina de Análise dos Sistemas de Saúde (XXVIII CALASS) cujo tema principal será A qualidade dos sistemas de serviço em saúde.”. Na oportunidade, o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho em Saúde (GEPTS/CNPq) da FS/UnB, participará.

Já no mês de outubro de 2017, acontecerá a Conferência da Sociedade Internacional de Ergologia sediada em Paris/França. O evento será um colóquio de homenagem ao professor e filósofo Yves Schwartz, grande teórico da Ergologia, e contará com a presença de professores da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB e da Secretaria de Saúde do DF que contribuirão com a apresentação de experiências desenvolvidas a partir desse referencial teórico metodológico.

 

Por Gabriela Lobato,
Comunicação Nesp/Ceam/UnB